quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, Nasceu em 15 de dezembro, no Rio de Janeiro, filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, no bairro de laranjeiras no Rio de Janeiro.
 Ele passou a juventude sem preocupações, freqüentando clubes e cafés, dizia ele que: “parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."
  Em 1928 casou-se com Anita Baldo, tiveram somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que concebeu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao casal, começou a trabalhar na tipografia do pai.
 Em 1929 ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, e nos primeiros anos de escola frequentava as aulas somente nos horários de folga do trabalho da tipografia, “Mas em pouco tempo os assuntos da arquitetura - com a aprovação de meu pai - absorviam-me inteiramente”
 Em 1934 Niemeyer  saiu formado como arquiteto e engenheiro.
 Mesmo passando por dificuldades financeiras, trabalhava sem remuneração no escritório de Lucio Costa e Carlos Leal, pois, via uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.
 Em 1936 conhece Le corbusier, que chega ao Rio de Janeiro a convite de Lucio Costa e Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas, para atuar como consultor nos projetos do MES e da Cidade Universitária (da Mangueira).
 Em 1940 conhece o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o convida a desenvolver o projeto do Conjunto da Pampulha.
 Em 1944 organizou seu escritório na Rua Conde Lages, no bairro da Glória, ali permanecendo até o ano seguinte.
 Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil autoexilou-se na França. Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou". Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo pessoal de alguns deles.
 Em 1947 viaja a Nova York como membro do Comitê Internacional de Arquitetos encarregado do desenvolvimento do projeto da sede da Organização das Nações Unidas.
 Em 1950 foi publicado um livro de seu trabalho ( The Work of Oscar Niemeyer) pelo arquiteto e historiador grego Stamo Papadaki.
 Em 1955 funda a revista Modulo, ocupando-se de sua direção juntamente com Rodrigo Melo Franco de Andrade, Joaquim Cardozo, Rubem Braga e Zenon Lotuf, e a revista circulou com edições mensais, até 1965, quando sua publicação foi interrompida pelo governo militar. Retomada em 1975, com novo corpo diretor, alcançou seu último número (100) em 1987.
 Em 1956 foi convidado pelo oresudente da republica Juscelino Kubitschek, para projetar a nova capital do Brasil, foi nomeado diretor do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Novacap e encarregado de organizar o concurso para escolha do plano-piloto de Brasília, participando também da comissão julgadora. Transferindo-se em 1958 para Brasilia.
 Em 1961 após a inauguração da capital, Niemeyer lança no Rio de Janeiro o livro Minha experiência em Brasília.
 Em 1963 recebe o premio Lênin da Paz
 Em 1972 Abre seu escritório no número 90 da avenida Champs- Elysées, em Paris, denominado SEPARC - Societé d'Études pour Les Projects d'Architecture d'Oscar Niemeyer.
 Em 1975 Publicou em Milão seu livro Oscar Niemeyer, pela editora Arnoldo Mondadori, que traz uma restrospectiva sobre sua obra e trajetória que foi reeditado dois anos depois, na Suiça, pela Editora Alphabet.
 Em 1988 é recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em Chicago, nos Estados Unidos.
 Em 1989 recebe o Prêmio Príncipe de Astúrias, na categoria Artes, da Fundação Principado de Astúrias, Espanha.
 Em 1996 recebe o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, por ocasião da VI Mostra Internacional de Arquitetura.
 Em 1988 Recebe no Rio de Janeiro a Royal Gold Medal, uma das mais tradicionais condecorações da arquitetura internacional, criada em 1848.
 Em 2004 ficou viúvo, e foi condecorado com o Prêmio Imperial (Praemiium Imperiale), oferecido pela Associação de Arte do Japão (Japan Art Association), um dos mais prestigiosos prêmios de arquitetura na atualidade. vindo a casar-se dois anos depois com sua secretaria Vera Lúcia Cabreira.
 Em 2007 foi comemorado centenário de nascimento do arquiteto.
 Em 2008 É lançada no Rio de Janeiro a Nosso Caminho - Revista de Arquitetura, Arte e Cultura, sob a direção de Oscar Niemeyer e Vera Lucia G. Niemeyer.
 Ele frequentava seu escritório todos os dias em Copacabana até Setembro de 2009 quando foi internado e passou por duas cirurgias, para retirada da visícula e um tumor do cólon ,  Até outubro Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. E em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária, no dia 27 de abril, o arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", em homenagem aos 50 anos de Brasília, mas, a festa foi cancelada  
 Niemeyer foi considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário