quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LE CORBUSIER


BIOGRAFIA - INICIO DA CARREIRA - IDEAIS 


Le Corbusier, cujo nome verdadeiro era Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça. Seu pai e seu avô eram gravadores, sua mãe, cujo nome de solteira era Perret morreu não muito tempo do seu centenário, na casa que Le Corbusier construiu para seus pais em 1923 às margens do Lago de Genebra, perto de Vevey. Precocemente mostrou um grande talento para o desenho, de modo que aos 14 catorze anos  foi colocado na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds, escola fundada no século XIX, em especial para a formação de gravadores e trabalhadores da indústria de relógios. O papel de seu professores L’Eplattenier foi especialmente importante que ele desempenhasse um papel importante na evolução do jovem Jeanneret e no seu interesse pela arquitetura. Para o seu estímulo e encorajamento  freqüentou cursos da nova seção da escola dedicada à pintura mural e escultura.

Com apenas 18 anos, pediram-lhe que construísse uma casa para um membro do comitê da direção da Escola de Arte. Com os seus honorários, Charles-Edouard Jeanneret começou um percurso que o levou para a Itália, para Budapeste e Viena, onde conheceu, entre outros, Josef Hoffmann que no momento era o  diretor das Oficinas de Arte de Viena.
Em fevereiro 1908, contando com seus 20 anos, o rapaz foi pela primeira vez à Paris, onde passou uma longa temporada. Conheceu alí Auguste Perret, com quem trabalhou por quinze meses como um arquiteto, então, a Escola de Arte em La Chaux-de-Fonds, foi contratado para realizar, de abril de 1910 a maio de 1911, uma viagem para a Alemanha, para que assim pudesse estudar o movimento das artes aplicadas nesse país. Reuniu suas observações em um relatório oficial em La Chaux-de-Fonds em 1911. Em 1910, o jovem Jeanneret conhece Peter Behrens em Berlim, com que trabalhara há cinco meses, em seguida, passou um tempo com Heinrich Tessenow en Hellerau, Dresden.
Depois de permanecer na Alemanha, realiza com Auguste Klipstein, um famoso antiquário de Berna, uma viagem de sete meses para os Balcãs, Hungria, Roménia, e depois vai para a Bulgária, Istambul, Atenas e Roma. Depois de estabelecer em alguns anos a sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, ondeL’Eplatenier pediu para que ele ficasse a frente de alguns cursos da Escola de Arte. Mas a vida e um quadro bastante estreito em La Chaux-de-Fonds e não poderiam segurá-lo por muito tempo, pois em 1917 na idade de 30 anos, instalou-se definitivamente em Paris, onde viveu por dezessete anos .
Em Paris, pintou seus primeiros quadros, e, um de 1918, apresentado pela primeira vez com Amédée Ozefant (pintor cubista francês) na Galeria Thomas. Um pouco mais tarde, Après le Cubisme(após o cubismo), manifesto do qual Ozefant e Le Corbusier formulam sua concepção de arte contemporânea.
A revista “Esprit Nouveau” é fundada em colaboração com Paul Dermée; o primeiro número aparece em 15 de outubro de 1920. A ativa colaboração de Le Corbusier pela revista se manifesta por grande números de artigos sobre arte e arquitetura, que formam a base de publicações que apareceriam mais tarde na casa Crès. A composição e a apresentação gráfica desses cadernos – realizados em grande parte por Le Corbusier, assim como suas publicações posteriores – ainda hoje continuam sendo exemplar.
.Em 1922, em parceria com seu primo, Pierre Jeanneret então começou uma luta – que duraria décadas – por uma arquitetura que seria a expressão do nosso tempo e não um plágio de culturas passadas. Le Corbusier reuniu em torno dele, em seu estúdio na Rua de Sèvres, jovens de todas as nacionalidades, muitos dos quais estão agora entre os melhores arquitetos de seus países. Seus estudos de arquitetura e urbanismo foram apresentados em seu “Plano para  uma cidade contemporânea de 3 milhões de habitantes”, que contém todos os elementos do desenvolvimento urbano moderno, a separação de habitações e de circulação, alojamento e locais de trabalho, construção de casas em meio a relva e os bairros residenciais que cercam a vila como uma cidade-jardim, 24-edifícios torre para servir como instalações administrativas, comerciais e hotéis.
Em 1923 aparece a primeira publicação fundamental de Le Corbusier, Vers une Architecture (A arquitetura). Alí toma novamente e desenvolve os artigos que foram publicados na revista “Esprit Nouveau“. Durante os anos seguintes a casa Crès edita sucessivamente oito publicações em série. “Esprit Nouveau”. São publicadas pela primeira vez com seu atual nome de Le Corbusier, que tomou de uma ramificação de seus antepassados originários da França.
De acordo com Le Corbusier, o primeiro dever do nosso tempo é alojar as massas de forma decente e humana. Isso só é possível graças à fabricação industrial dos apartamentos standard e através de um planejamento urbanístico racional. Já em 1914, por causa da impressão que causou a destruição da guerra em Flandres, Le Corbusier tinha projetado um sistema de construção para a montagem “Domino”, em que a armação, postes, telhados e escadas são pré-fabricadas, sendo capaz combinar as mais diversas formas.
Na Exposição Internacional de Artes Decorativas de 1925, a bandeira do “Esprit Nouveau”, construído por Le Corbusier, e onde  foi exposto o “Plan Voisin“, causou sensação. A partir deste momento, Le Corbusier começou a implantar uma atividade intensa de arquiteto em seu estúdio na rua Sèvres número 35. Enquanto ele continuou a pintar.
Em 1925, Le Corbusier ganhou o primeiro prêmio para a Sociedade das Nações, em Genebra.
Em 1928 em Sarraz fundou o grupo CIAM  (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna)
Junto com grandes trabalhos como Centrosoyus Moscovo (1928/29), a “Cité de Refuge Salvation Army of Paris”, e sua colaboração no prédio do Ministério  da Educação no Rio de Janeiro, Le Corbusier continuou seus amplos estudos teóricos sobre urbanismo, e, por conta de diversos países, projeta diversos planos para as cidades, e para Estocolmo, Buenos Aires, Argel, Nemours (África), Bogotá, Moscou, Smyrna, e assim por diante. O problema do museu em espiral “crescimento ilimitado” preocupou Le Corbusier desde os anos trinta, suas idéias encontraram realização muito convincente no Museu de Arte Moderna ocidental, de Tokyo.
Várias palestras a convite das autoridades e das associações de arquitetos levam Le Corbusier à quase todas as principais capitais do mundo (Paris, Bruxelas, Madrid, Barcelona, Amsterdã, Estocolmo, Moscovo, Rio de Janeiro, etc.) Tornando mais fácil a oportunidade de apresentar as suas idéias sobre a arquitetura e urbanismo.
Em 1940, logo após o início da guerra, Le Corbusier deixou Paris e mudou-se para a zona franca, aonde se dedica principalmente à pintura e a estudos teóricos (Modulor, etc).
Le Corbusier em 1942 fundou o grupo ASCORAL(Assembléia de construtores para uma Renovação Arquitetônica ). Em 1944 consegue regressar a Paris, onde ele pode-se instalar novamente, em sua oficina. Em seguida, começar a trabalhar um período arquitetônico muito intenso. Em 1946 é chamado a colaborar em criação dos planos do palácio da ONU em Nova York. A “Unidade de habitação”, e suficientemente grande para acomodar 1.600 pessoas, o que faz em Marselha para o Ministério francês da Reconstrução (1945-1952), finalmente hora de fazer a sua idéia de forma convincente, como sempre; casas pré-fabricadas em série de células em processos industriais, da casa de campo para o grande bloco de apartamentos. Cada um com seu apartamento com sala dois andares e um jardim, constituem uma espécie de casa unifamiliar adaptada sob medida as exigências de cada morador.
Graças a comissão do Governo da Índia em 1950, Le Corbusier, foi contratado para construir Chandigarh, nova capital do Punjab, havendo assim a possibilidade de, pela primeira vez, realizar as suas idéias no desenvolvimento urbano. Le Corbusier desenvolveu os planos de arranjo geral e do Capitólio, os edifícios administrativos e de governo, bem como diversas habitações em Ahmedabad. O sucesso da “Unidade de habitação”, em Marselha, levaram à construção de outras unidades de princípio semelhantes aos de Nantes, Briey Meaux-en-Forêt. Em exposição na grande arquitetura, chamada de “Interbau” de Berlim, em 1957, Le Corbusier estava apresentando uma “unidade de habitação”, com 400 casas.
capela de peregrinação em Ronchamp, Notre-Dame-du-Haut, inaugurada em 1953, é o primeiro edifício sagrado de Le Corbusier. Como é uma “Unidade de habitação” Rochamp está entre as obras que, sem dúvida alguma, deram celebridade ao nome de Le Corbusier além dos profissionais na mídia. O convento de La Tourette, em Eveux, perto de Lyon, e do projeto da igreja Firminy são outros exemplos da arquitetura sagrada. Le Corbusier não assistiu a realização dos seus grandes projectos dos últimos anos, como o hospital de Veneza, o Centro de Investigações Olivetti em Rho, perto de Milão, Embaixada da França em Brasília e o Palácio de Congressos em Estrasburgo.
Morreu vítima de ataque cardíaco em agosto 27, 1965, enquanto ele estava nas águas do Mediterrâneo. Junto com a arquitetura e planejamento urbano, Le Corbusier teve toda sua vida em pintura e escultura, e durante seus últimos anos, de tapeçarias. Citamos, entre as suas belas criações artísticas, ao qual ele dedicou tanta atenção, as cortinas do Palácio da Justiça em Chandigarh.


CONCEITO


Dizia que as cidades deviam ser planejadas e as áreas das cidades deviam ser discretamente separadas: zonas para trabalho, para viver e para descansar. E tudo feito em larga escala: grandes prédios, grandes áreas abertas, grandes vias urbanas. Com esse conceito em mente, ele ainda foi escalado para construir uma cidade inteira, que não deu certo. Devaneios à parte, ele conseguiu realizar muitas coisas, em todo tipo de arte. Seu legado influencia o mundo da arquitetura, arte e design.

OBRAS
Villa Savoye


Boulevard Michelet        


Notre Dame du Haut, em Ronchamp na França


Eglise Saint Pierre

Le Corbusier Center


Ministério da Educação


Prédio das Nações Unidas



Vihan Sabha



PINTURAS


 DESIGN


A famosa chaise longue Le Corbusier



A cadeira LC2 e a mesa de café 
 


 “A nossa vida é enriquecida, conforme o número de sonhos, desejos, esperanças e aspirações que conseguimos tornar realidade.” 

“Aquilo que você fizer, faça de verdade”






Nenhum comentário:

Postar um comentário