quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oscar Niemeyer

Obras:
 
No Brasil 1936:  O ministério da Educação e Saúde:

No Brasil 1937: Obra do berço:

No Brasil 1938: Grande Hotel de Ouro Preto:Foi uma obra criada com maior carinho, agora modificada com mal gosto.

No Brasil 1940:Conjunto de Panpulha: Era a oportunidade de contestar a monotonia que cercava a arquitetura contemporânea,A curvas atraiam ele, as curva livre e sensual que a nova técnica sugeria e as velhas igrejas barrocas lembravam.

No Brasil 1946: Colégio Cataguases:

No EUA 1947:Sede da  ONU:"O projeto para a sede das Nações Unidas foi elaborado por uma comissão de dez arquitetos, dirigida e organizada pelo arquiteto americano Wallace Harrison. Foi como membro dessa comissão que participei do projeto.

No Brasil 1951: Ibirapuera: Um auditório em calota curva, a imensa marquise, que se espraia entre as edificações designa e denota a liberdade assumida pela forma.

No Brasil 1952: Casa das Canoas: Sua preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta.

Em Venezuela 1954: Museu de Arte Moderna em Caracas:
No Brasil 1956:Residência Provisória do Presidente da República: Era preciso criar um ponto de apoio naquele descampado, uma construção onde ele, nos fins de semana, pudesse dormir.

No Brasil 1958:Teatro Nacional de Brasília: Nos Teatros Oficiais de Brasília, o objetivo foi manter o critério de simplicidade e liberdade plástica, que acreditamos caracteriza os edifícios dessa cidade.

O Brasil 1958:Catedral de Brasília:Na Catedral, evitu as soluções usuais das velhas catedrais escuras, lembrando o pecado. E, ao contrário, fez escura a galeria de acesso à nave e esta toda iluminada, colorida, voltada com seus belos vitrais transparentes para os espaços infinitos.

No Brasil 1958:Palácio do Planalto:Primeiro separou as colunas do edifício e imaginou a caminhar entre elas. E sentiu que as devia fazer diferente, criando novos pontos de vista. As regras limitadoras de pureza estrutural não preocupavam. A liberdade plástica possuía e as fez com as pontas finas e os palácios como apenas tocando o chão.

No Brasil 1958:Supremo Tribunal Federal:A singeleza do projeto e as proporções relativamente reduzidas deste edifício não impediram que o partido adotado lhe conferisse as carcterísticas de dignidade e nobreza reclamadas, características essas que as galerias externas acentuam convenientemente.
O Líbano1962:Feira Internacional e Permanente do Líbano:O projeto da Feira Internacional e Permanente do Líbano, em Trípoli, apresentou inicialmente o problema da escolha do local, escolha que se deveria ter baseado no estudo urbanístico da região a fim de que ela se integrasse organicamente na vida e na futura expansão dessa cidade.

No Brasil 1962:Ministério da Justiça:"Quando estudou esse palácio, veio à idéia de criar jogos d' água sobre o lago previsto; e os colocou entre as colunas do prédio. Foi a primeira fachada de fontes que imaginou e que surpreendeu e agradou a todos, como eu havia pressentido.

No Brasil 1962:Palácio do Itamaraty - Ministério das Relações Exteriores: As colunas internas sustentam as lajes de piso e as externas, a cobertura.

Na França 1965:Sede do Partido Comunista Francês - PCF:No projeto do Partido Comunista Francês, nãofaltou, pelo menos, intuição e poder de decisão. E isso explica a fachada em curvas e o hall semi-enterrado, diferente, deixando o terreno livre para o jogo de volumes e espaços livres que constituem a própria arquitetura.

No Brasil 1968:Centro Musical:A  idéia é reunir todo o auditório e salas anexas num único edifício, criando assim um grande "foyer", com locais de espera, exposições, bares, etc.

Na Argéli 1968:Mesquita de Argel :Elaborou uma Mesquita colocada sobre o mar, para surpresa de todos, e ligada à costa por um pontão que a circunda e protege dos inconvenientes das ondas. Com essa solução, propos a introduzir na Argélia uma arquitetura diferente e mais audaciosa, capaz de favorecer o turismo e traduzir a importância da época para a Argélia.

Na Argélia 1968:Universidade de Constantine - 1ª etapa:O projeto está baseado na centralização e flexibilidade; de fato, eu recuso a universidade tradicional, com dezenas de prédios.A universidade que propos é humana, lógica e compacta.

Na França 1972:Bolsa do Trabalho de Bobigny: A solução procura a surpresa arquitetural, o contraste das formas presentes numa boa arquitetura, a utilização correta da técnica; simples e econômica no setor de trabalho, livre e lírica para o grande auditório, que deve caracterizar o conjunto.

Na França 1972:Centro Cultural de Le Havre - Le Volcan :Quando estudou este projeto, a principal preocupação era integrá-lo corretamente na arquitetura da cidade.

Na Itália 1975:Fata Engineering - Sede:São dois andares suspensos em tirantes: o pavimento térreo e o subsolo onde ficam os serviços gerais e o restaurante.

No Brasil 1980:Memorial JK:Quando localizou a figura de Juscelino Kubitschek 30 metros acima do solo, preveu à sua volta para realçá-la no imenso céu de Brasília uma forma curva de concreto.

No Emirados Árabes Unidos1981:Ilha de Lazer em Abu Dhabi:No caso dessa ilha tão bonita e singular, o importante, a nosso ver, é criar para os visitantes um espetáculo global e inesquecível.

No Brasil 1983: Passarela do Samba:

No Brasil 1985:Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves:O Panteão Tancredo Neves visa homenagear os que, neste País, lutaram pela liberdade e pela democracia.

No Brasil 1991:Museu de Arte Contemporânea - MAC:Quando comecou a desenhar este museu, já tinha uma idéia a seguir. Uma forma circular, abstrata, sobre a paisagem. E o terreno livre de outras construções para realçá-la. Não queria repetir a solução usual de um cilindro sobre o outro, mas caminhar no sentido do Museu de Caracas, criando uma linha que subisse com curvas e retas do chão à cobertura.

No Brasil1991:Parlamento Latino Americano:Adapta-se ao local corretamente, tem as mesmas características plásticas dos demais edifícios, exprimindo a técnica mais moderna como se impõe.

No Brasil 1997:Caminho Niemeyer:Quando viu  esta foto, sentiu como será bonita a entrada da praça, como as formas que compõem o conjunto criaram a monumentalidade procurada.

No Brasil 1999:Auditório do Ibirapuera: Para a entrada do Parque Ibirapuera foi sempre prevista uma praça, tendo em cada lado um edifíci ,a cúpula destinada a exposições e o Auditório.

No Brasil 2001:Museu Oscar Niemeyer: Era um prédio construído 40 anos atrás, suspenso em pilotis, com vãos de 30 e 60 metros e as fachadas cegas como a iluminação zenital adotada permitia.

No Brasil 2003:Centro Administrativo de Minas Gerais:E para evitar as críticas tão comuns e apressadas  colocou como exemplo, do projeto que elaborou (e foi construído) para a universidade de Constantine na Argélia.

Em Cuba 2007:Universidade de Ciências e Informática: É uma praça projetada para Havana, em Cuba. Uma praça circular, próxima à Universidade de Ciências e Informática. Nela projetado um teatro, um espaço destinado aos grandes encontros políticos que em Cuba são realizados. Daí a grande tribuna debruçada sobre esta praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário