quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oscar Niemeyer

Idéias e conceitos
 O maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer consegue nos passar sentimentos e informações através de suas obras, deixando de lado certos preconceitos.  Baseou sua arquitetura na beleza, no espanto, entretanto, sempre unindo estes sentimentos com funcionalidade.
Uma das características mais importantes em seus trabalhos é a curva. Niemeyer confirma a importância da curva na arquitetura contemporânea brasileira. É um elemento de surpresa que desperta emoção. Sendo o pioneiro na utilização do concreto armado. O uso desta estrutura em formas curvas ou em casca e as explorações inéditas das possibilidades estéticas da linha reta se traduziram na maioria de suas obras.
Nas suas obras ele tem muito apreço pelas artes, segundo Niemeyer: “A minha preocupação, desde o primeiro projeto que eu fiz, foi à integração com as artes. Eu acho que a arquitetura e as artes plásticas devem se unir.”
Muito influenciado por Le Corbusier, possui a mesma opinião de seu parceiro de profissão “Arquitetura é invenção. É preciso sempre sentir que esta diante de algo novo”. Tem como base a intuição na criação. Conheceu Le Corbusier, quando foi integrada a comissão formada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, a qual teve supervisão do mestre do modernismo.
Dificil expressar através de texto a grandeza dos conceitos e idéias de Niemeyer. Ninguém melhor que o próprio Niemeyer para traduzir esses conceitos existenciais e arquitetônicos em uma única frase:

"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”

Nenhum comentário:

Postar um comentário